A Saúde Ocupacional é um tema que praticamente toda empresa, empregador ou empregado já ouviu falar. E apesar de sua importância no meio do trabalho, ainda não são muitas pessoas que realmente sabem o que ela é.
Esse desconhecimento pode levar tanto empresas quanto seus funcionários a ter problemas. Afinal, a saúde ocupacional está diretamente ligada a área de segurança do trabalho.
Neste artigo você vai descobrir o que é essa saúde ocupacional, sua importância e como ela pode ser implementada e garantida na empresa.
Sem mais delongas, vamos começar.
Saúde Ocupacional: o que ela é
A saúde ocupacional pode ser definida como um setor específico dentro da área da saúde. Ela é voltada exclusivamente a lidar apenas com a saúde do trabalhador das empresas. Sendo assim um setor fundamental para a garantia da segurança a saúde de funcionários e colaboradores de empresas em seu trabalho.
Seu intuito principal é a prevenção de doenças e outras problemáticas que podem ser geradas em ambientes de trabalho. Ela preza também pela qualidade de vida e bem-estar — físico e emocional — do funcionário das empresas enquanto está em seu ambiente de trabalho.
Importância da saúde ocupacional nas empresas
A saúde ocupacional surgiu por meio da necessidade de criar uma área específica da saúde para os cuidados com o bem-estar dos ambientes de trabalho de empresas de pequeno, médio e grande porte.
Essa saúde cuida exclusivamente dos hábitos que influenciam diretamente o trabalhador em seu ambiente de trabalho. Sua importância está em ser o setor que visa prevenir doenças do trabalho e demais problemas, o que beneficia tanto o trabalhador quanto a empresa.
Do lado do trabalhador, ele ganha mais proteção contra riscos de acidentes e doenças, qualidade de vida em seu ambiente de trabalho e mais tranquilidade para desempenhar suas funções.
Já a empresa ganha mais produtividade por parte de seus profissionais que ficam mais motivados por empresas que dão relevância a saúde ocupacional. Além disso, sofrem como menos processos por doenças e acidentes do trabalho, tendo menos custos com indenizações por exemplo.
Ações de saúde ocupacional
Quando se busca implementar e garantir saúde ocupacional dentro de uma empresa, uma série de ações práticas podem ser tomadas. Essas ações visam melhorar as condições de trabalho e desempenho dos funcionários da empresa em seus ambientes de trabalho, sem que eles se prejudiquem de alguma forma.
Aulas de alongamento, ginástica laboral e ioga para funcionários de uma empresa são boas opções para garantir mais saúde e bem-estar físico. Outras boas ações é disponibilizar atendimento com psicólogos e terapeutas para funcionários que sintam que algo não está bem com eles.
Além disso, também podem ser realizadas campanhas de prevenção a problemas e doenças que não são da esfera do trabalho. Mas que podem incapacitar trabalhadores da empresa que acabem pegando tais doenças.
Assim, podem ser feitas campanhas de vacinação contra a hepatite, gripe, etc.
Quer saber mais sobre saúde ocupacional e segurança no trabalho? Então assine a nossa newsletter no link abaixo para receber conteúdos inéditos e exclusivos sobre esses e outros temas.