Saúde Bucal

Os dentes são estruturas fundamentais para o processo de digestão. Também proporcionam um sorriso harmonioso, contribuindo para nossa aparência física.

Veja a seguir algumas dicas para um bom cuidado com os dentes e a boa manutenção da saúde da boca:

Escovação:

Os dentes devem ser escovados todos os dias, após cada refeição, pela manhã e antes de dormir.
A Escova mais recomendada é a de cerdas macias, com a cabeça de tamanho reduzido para alcançar locais difíceis de escovar.

Atenção especial às áreas que podem acumular uma maior quantidade de restos alimentares:
os dentes posteriores, a margem gengival e os dentes que já foram restaurados.

Fio dental:

Atua como complementação da escovação e deve ser usado diariamente. Ele age removendo restos alimentares localizados onde a escova não alcança e, facilita a remoção da placa bacteriana, que pode desencadear a formação de tártaro.

Para usá-lo retirar uma quantidade de 40 cm e enrolar suas extremidades em cada dedo médio e guiar o fio entre os dentes para cima e para baixo.

Alimentação:

Deve ser saudável com pouca ingestão de açúcares e alimentos com amido,
principalmente entre as refeições.

Consultar um profissional para avaliação a cada 6 meses.

Principais problemas da boca e dentes:

1 – Placa bacteriana: é uma película pegajosa e incolor, constituída de bactérias e restos alimentares, que se forma sobre as dentes. É a principal causa da cárie e da gengivite.
2 – Cárie dentária: é a destruição do revestimento dos dentes. É causada pela ação de um ácido, que provem da decomposição da comida e bebida, pela ação das bactérias que habitam
a boca.
3 – Gengivite: é a inflamação da gengiva e é o estagio inicial da doença da gengiva. Sua causa direta é a placa bacteriana e, se não for tratada leva a periodontite com danos permanentes

aos dentes a gengiva fica vermelha, inchada e sensível, podendo sangrar durante a escovação. Em algumas pessoas causam mau hábito e gosto ruim na boca.

Por fim, a má higiene bucal pode provocar doenças sistêmicas graves como a endocardite bacteriana, causada pela infecção do endocárdio (revestimento interno do coração), por bactérias vindas de outras partes como a placa bacteriana.
Pelo que foi exposto, fica claro a importância de se manter uma boa higiene bucal com especial atenção ao cuidado dos dentes.

 
Você pode ter acesso a esse informativo no formato PDF, acesse aqui. Ou mais informações.