O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada em diversos países no mês de novembro, dirigida ao homens, para incentivar a prevenção e no diagnóstico precoce do Câncer de próstata.
O Câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, sendo causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.
No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata.
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
São causas e fatores de risco:
- Predisposição genética
- Influências hormonais
- Exposição a carcinógenos químicos
- Fatores de crescimento
Sinais e sintomas:
É uma doença restrita à próstata, por isso, nas fases iniciais é totalmente assintomática, sendo prevenção o único meio de impedir a evolução da doença.
O toque retal é muito importante para o diagnóstico precoce, evidenciando nódulos endurecidos, irregulares e dolorosos.
Com a evolução, surgem:
- Retenção urinária aguda
- Infecção das vias urinárias
- Hematúria (sangue na urina).
Na fase avançada, já com metástases, surgem dor óssea (metástase óssea) e perda de peso.
Quando falamos em prevenção é necessário destacarmos que algumas medidas preventivas são facilmente aplicáveis como mudança de hábitos de vida – prática de atividade física e alimentação rica em nutrientes.
Diagnóstico é feito através de dois exames: o antígeno prostático específico (PSA) e, o ainda temido exame de toque. O toque retal é um exame rápido, dura apenas segundos e é praticamente indolor, além de não afetar em nada a masculinidade. O toque também deve ser realizado quando se faz o PSA pois este não é eficaz sozinho.
Cerca de 20% dos casos diagnosticados ao toque retal podem acusar PSA normal. Os dois exames juntos (toque e PSA) conseguem diagnosticar 80% dos casos de neoplasia de próstata.
Dessa forma recomenda-se que a prevenção seja feita a partir de 45 anos se existe risco elevado para o surgimento do câncer, ou seja, casos de câncer de próstata na família. Se não existem, o homem deve visitar o urologista anualmente a partir dos 50 anos para realizar o exame de toque retal e PSA.
É importante saber que os resultados do PSA anuais devem ser comparados, afim de verificar se houve uma elevação exagerada de um ano para o outro, pois, isso pode significar risco mesmo estando ainda dentro dos níveis considerados normais.
Dr. Altino Guilherme Romar
Médico Coordenador
CRM RJ: 5222919-5
Você pode ter acesso a esse informativo no formato PDF, acesse aqui.