A Gestão Ocupacional é de extrema importância para o bom funcionamento de uma empresa, assim como o bem-estar dos funcionários. Empresas que fazem bem essa gestão em seus ambientes de trabalho possuem times de funcionários mais motivados e felizes, o que tende a gerar mais resultados para o negócio.
Entre os resultados de se implementar essa cultura na empresa estão, por exemplo, a redução de custos por conta da redução de doenças ocupacionais, bem como redução das faltas no trabalho (absenteísmo).

O que é gestão ocupacional
Gestão Ocupacional anda lado a lado com a Medicina do Trabalho quando o objetivo é identificar os pontos onde um ambiente de trabalho pode prejudicar a qualidade de vida, saúde e bem-estar do trabalhador.
Ela busca mapear e combater qualquer risco de situação que represente um perigo para as pessoas de um ambiente de trabalho.
Essa busca e identificação de riscos ambientais depende do desenvolvimento de mecanismos que são possíveis a partir do ponto que a empresa considera os níveis gerenciais global, geral e estratégico.
Gestor ocupacional: qual o papel dele nessa cultura no trabalho e o que ele faz
Um Gestor Ocupacional é um profissional com a função de analisar as necessidades ocupacionais tanto dos funcionários quanto das empresas em que atua. A finalidade dessa função é realizar um planejamento alinhado com as expectativas do negócio com a gestão ocupacional.
Geralmente, esse gestor trabalha junto com os profissionais de Recursos Humanos da empresa. Sua finalidade maior é a de desenhar um plano de ação que considere não apenas os riscos da empresa, mas também índices de afastamento, processos trabalhistas, etc…
Com esse plano de ação ele traça medidas a serem tomadas com a finalidade de:
- Reduzir os valores de recolhimento;
- Corrigir irregularidades no ambiente de trabalho da empresa;
- Eliminar as causas de acidentes;
- Oferecer qualidade de vida aos funcionários da empresa.
Porque investir em gestão ocupacional na sua empresa
Agora que você entendeu o que é a gestão ocupacional e o ue ela e o gestor buscam realizar na empresa, confira as razões para investir nessa área dentro do seu negócio.
A primeiras delas é melhorar o ambiente de trabalho e torná-lo mais seguro. O que fará com que os colaboradores da empresa tenham mais segurança e saúde, ficando assim mais satisfeitos e bem dispostos com o trabalho.
Outra vantagem para investir em gestão ocupacional aumenta a produtividade. Pois profissionais preocupados com a sua integridade física tendem a ter um desempenho menor. O que deriva de um cuidado próprio maior com sua segurança e saúde.
Quando esse risco é atenuado, o funcionário sente-se mais seguro e costuma produzir melhor, ter um desempenho melhor.
Por fim, ainda tem a credibilidade e redução de gastos ao garantir uma gestão ocupacional eficiente no ambiente de trabalho.
Pronto para dar esse passo em sua empresa e garantir uma gestão eficiente nos ambientes de trabalho da sua empresa?
Então clique no link abaixo e conheça nosso serviço de gestão ocupacional, e garanta todos esses benefícios na sua empresa.