Você sabe como prevenir e evitar doenças ocupacionais dentro dos ambientes da sua empresa?
Se ainda não sabe, ou nunca se preocupou com isso, pare imediatamente e reconsidere suas atitudes.
Pois doenças ocupacionais podem gerar uma série de problemas para a sua empresa. Por exemplo, por meio de processos e ações trabalhistas nos quais a empresa pode ser penalizada e ter de arcar com custos de tratamento, indenizações, entre outros problemas.
Sem falar que sua empresa pode ficar com uma fama ruim. E afastar bons profissionais, especialmente os mais capacitados.
Neste artigo, você vai descobrir como prevenir doenças no trabalho e evitar diversos problemas.
Evite que seus funcionários façam movimentos repetidos por muito tempo sem pausas
Uma das principais causas para uma série de doenças ocupacionais são os movimentos repetitivos.
Digitar por horas na frente do computador pode causar danos aos dedos e problemas nas articulações das mãos, só para dar um exemplo.
Outro conjunto de movimentos repetidos que pode levar um funcionário a ter uma ou mais doenças no trabalho são o carregamento de objetos pessoas de forma frequente.
É claro que não há como impedir a atividade, pois existem profissões que demandam que o funcionário realize suas atividades por digitação no computador.
Porém, é preciso que o profissional tenha pausas para descansar a região usada em seu trabalho e prevenir uma possível Ler (Lesão por Esforço Repetido).
Fique atento aos sons da empresa para prevenir doenças ocupacionais ligadas a audição
Uma doença ocupacional muito comum é a PAIR (Perda Auditiva Induzida por Ruído).
A PAIR é provocada em ambientes de trabalho que expõe funcionários a um alto nível de barulho, como em fábricas que possuem maquinários bem barulhentos.
A exposição contínua a altos ruídos faz com que funcionários percam, gradualmente, a sua audição. Ou pelo menos tenham problemas para ouvir corretamente.
A PAIR também não afeta apenas a audição de um colaborador que a desenvolve. A pessoa também passa a sofrer de irritabilidade, isolamento e ansiedade.
Para prevenir ocorrências desta doença em sua empresa, busque tornar seus ambientes de trabalho livres de ruídos altos.
Caso isso não seja possível, então é vital fornecer equipamentos de proteção auditiva adequados para os funcionários que vão trabalhar nos locais de alta exposição a ruídos.
Evitando problemas de visão dentro da empresa
Para concluir, existem cuidados essenciais para prevenir doenças ocupacionais que afetam a visão dos seus funcionários.
Inicialmente, a medida mais básica a se tomar é proporcionar uma iluminação adequada para os colaboradores da empresa.
Atente-se para que os monitores de computador fiquem a uma distância de 50 a 70 cm, e com regulagem em ângulos de 15 a 30 graus abaixo da linha de visão de quem vai usar o computador.
Além disso, mantenha uma política de pequenos intervalos de descanso para que os colaboradores possam descansar sua vista.
E por fim, uma dica bônus para evitar doenças no trabalho relacionadas ao lado mental e social dos funcionários é estimular a comunicação entre colaboradores durante essas pausas.
Quer saber mais sobre prevenção de doenças ocupacionais?
Então clique no link abaixo para ler nosso post exclusivo com os 4 riscos no trabalho que podem causar doenças ocupacionais.