Segurança do Trabalho: Acidente Vascular Cerebral: como o trabalho em excesso pode contribuir para esse terrível problema

Presenciar e, mais ainda, sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em qualquer contexto e lugar é uma experiência horrível. Mas sabia que um dos locais onde há grande chances de passar por essa situação é em um ambiente de trabalho sobrecarregado e conturbado?

Pois é, trabalhar demais, ou em um ambiente estressante e difícil podem levar pessoas a sofrerem um AVC. Felizmente, isso é algo que pode ser evitado dentro do ambiente de uma empresa.

Neste conteúdo, descubra o que é o Acidente Vascular Cerebral, causas e consequências, sua relação com o trabalho e porque ter um ambiente adequado para os funcionários da empresa é tão importante.

Acidente Vascular Cerebral: como o trabalho em excesso pode contribuir para esse terrível problema

O que é, como ocorre e os dois tipos de Acidente Vascular Cerebral

Também chamado de Derrame Cerebral ou simplesmente AVC, um acidente vascular cerebral é um evento que ocorre nas artérias do cérebro de uma pessoa. No caso, é quando acontece o rompimento ou bloqueio de uma ou mais artérias do cérebro.

Essas duas variações da forma como ocorre o AVC passaram a ser tratadas como tipos do problema.

Sendo que o AVC, quando ocorre o entupimento passageiro de uma ou mais artérias e impede a passagem de sangue para o cérebro, é chamado de AVC isquêmico

Já quando há o rompimento de um ou mais vasos que levam sangue para o cérebro, a tipificação deste acidente vascular cerebral é a de AVC hemorrágico. E este segundo tipo de derrame é o mais grave, podendo levar a sérias consequências.

Continue lendo para saber quais.

Quais as consequências que um AVC pode causar

O acidente vascular cerebral é algo extremamente sério e que pode levar a consequências e sequelas graves.

Começando pelo pior deles, a morte, seja cerebral ou total do corpo após o derrame. Um em cada quatro AVCs é fatal, ou seja em 25% dos casos em que uma pessoa tem uma AVC, ela morre.

E quando esse não é o destino de uma pessoas, outras consequências como a perda de fala, déficit motor e/ou sensitivo, perda dos movimentos, paralisia de um dos lados do corpo, perda da visão, etc…

Um acidente vascular cerebral pode até mesmo deixar como sequela a total perda de consciência de uma pessoa. Ou seja, deixar ela em estado vegetativo. O que para muitos familiares, amigos e pessoas próximas, é tão ruim quanto a morte da pessoa, ou até mesmo pior.

Como o trabalho, ou mesmo o ambiente da empresa, pode contribuir para que um funcionário tenha um AVC

Vamos entender agora como o trabalho e o ambiente em que uma pessoa desempenha sua profissão pode afetar as chances de alguém ter um AVC.

De acordo com médicos, institutos de pesquisa e universidades que se dedicam a estudar o problema, uma das principais causas do AVC é o aumento anormal de pressão alta.

E o stress elevado pode gerar picos de aumento de pressão, o que por sua vez pode levar a uma AVC.

Por consequência, quando uma pessoa está sobrecarregada por trabalhar demais, ou seu ambiente de trabalho é enervante, esta pessoa tem mais chances de desenvolver esses picos de pressão. E assim acabar tendo um AVC.

Que pode ocorrer justamente durante suas atividades na empresa.

O stresse elevado, que pode ser desenvolvido no trabalho, aumenta a produção de glóbulos brancos, que dificultam a circulação do sangue nas artérias de todo o corpo, incluindo o cérebro.

Assim, estimular e promover a diminuição do estresse no trabalho dos funcionários de uma empresa é agir para evitar essa doença.

Gostou deste conteúdo? Então assine nossa Lista Vip abaixo e receba mais conteúdo inédito em sua caixa de entrada.

Quero ficar informado sobre saúde no trabalho e prevenir doenças ocupacionais na empresa