Toda empresa que busque o crescimento precisa cuidar da segurança em seus ambientes de trabalho.
Ou seja, garantir que o local onde seus colaboradores trabalham tenha o menor risco de acidentes possível. E para isso, tomar determinadas medidas preventivas no ambiente de trabalho faz toda a diferença.
Neste conteúdo, separamos 6 dicas de segurança no trabalho que toda empresa pode e deve utilizar para proteger seus funcionários de acidentes.
Mas não só isso, pois a prevenção de acidentes e eliminação de riscos também evita processos por danos a saúde.
O que é vantajoso para a empresa.
Acompanhe.
1# Ofereça exames médicos periódicos
A primeira das nossas dicas de segurança no trabalho consiste em ofertar exames periódicos anualmente aos funcionários.
Essa prática permite que doenças possam ser percebidas já em seu começo com maior facilidade. E assim, um afastamento temporário da empresa para tratamento pode ser benéfico até para evitar que o funcionário piore e a empresa possa ser processada.
Mas não se esqueça, é obrigatório realizar esses exames antes do ingresso na empresa. Pois assim, é possível ver quais problemas de saúde o colaborador já possuía antes de entrar na empresa.
2# Seja rigoroso com o cumprimento do uso de EPIs, caso o trabalho os exija
Não é raro um funcionário querer trabalhar sem um ou outro equipamento de proteção individual.
Às vezes, trata-se de um desconforto que — em um trabalho mais simples e aparentemente sem risco — poderia ser deixado de lado.
No entanto, se as normas exigem esse uso não há conversa.
A empresa deve agir com rigor e exigir que o funcionário utilize o equipamento para sua segurança.
Caso insistam que um ou outro equipamento não é tão indispensável, mostre como acidentes podem ser fatais e que o equipamento pode ser a única forma de evitar danos sérios ou mortes.
3# Cuidados com escadas: evitando acidentes
A terceira das nossas dicas de segurança no trabalho é para aquelas empresas que possuem escadarias em seus ambientes de trabalho.
A queda com diferencial de nível é a segunda causa que mais mata em acidentes de trabalho no Brasil, de acordo com dados do INSS.
E as quedas de escadas estão no meio desse registro trágico.
Para evitar acidentes, uma boa medida de segurança é, além do corrimão, usar fitas antiderrapantes nos degraus.
4# Medidas de prevenção a incêndios e evacuação do ambiente
As medidas de prevenção a incêndios já estão previstas nas normas regulamentadoras da CLT.
Mesmo assim, é sempre bom afirmar sobre a sua importância.
Sinalizadores e extintores de incêndio sempre devem estar desimpedidos nas dependências do ambiente de trabalho. No caso dos sinalizadores, é importante saber quais são para incêndios elétricos, pois não se pode usar extintores a base de água nestes.
Além disso, é importante ter portas de saída de emergência, bem como luzes e sinalizadores para estes locais.
5# Ofereça treinamentos de primeiros socorros
Esta é uma das mais interessantes dicas de segurança no trabalho para qualquer empresa.
Mesmo com a prevenção adequada, acidentes de trabalho ainda podem acontecer. E mesmo quando esse não é o caso, ainda é possível que um colaborador sofra um mal-estar repentino.
Nesses momentos, ter pessoas com o conhecimento de medidas de primeiros socorros pode salvar vidas.
Então, busque oferecer alguma formação, como um treinamento em equipe, para seus funcionários.
6# Iluminação do local de trabalho
Chegamos a sexta e última das nossas dicas de segurança no trabalho.
A empresa deve manter uma iluminação adequada em seu ambiente de trabalho para evitar danos a visão dos seus funcionários.
Mais que isso, também deve tomar essa medida para que uma iluminação insuficiente não leve colaboradores a sofrer acidentes.
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