5 Tipos de exames fundamentais para a segurança no trabalho da sua empresa

Fornecer e garantir a devida segurança no trabalho para os funcionários de uma empresa é mais do que um dever legal.

É também proteger os membros do time de funcionários de situações de risco que podem levar a acidentes graves e doenças ocupacionais. E que podem levar a empresa a sofrer processos e arcar com custos elevados em indenizações e multas por violações legais.

Por isso, é cada vez mais comum empresas adotarem práticas de segurança e uso de equipamentos de proteção para funcionários e evitar acidentes e doenças no trabalho.

No entanto, também é necessário acompanhar os funcionários ao longo de sua vida na empresa.

Neste artigo, separamos os cinco tipos de exames que devem ser feitos por empresas preocupadas com a segurança no trabalho em seu negócio.

 

5 Tipos de exames fundamentais para a segurança no trabalho da sua empresa

 

1# Exame admissional

Garantir a segurança e proteção do funcionário da empresa em seu ambiente de trabalho é fundamental para evitar processos e perdas. Agora, tão importante quanto isso, é certificar-se de não estar admitindo um profissional que já tem algum tipo de doença ocupacional vinda de outro emprego.

Por isso, o primeiro exame que muitas empresas pedem a novos funcionários é o admissional.

Ele serve para detectar se o funcionário possui algum problema de saúde física ou mental, identificando também doenças ocupacionais. Também serve para fornecer informações pertinentes e que orientam a empresa nos casos de funcionários que precisam de condições especiais.

 

2# Exame periódico

O segundo dos tipos de exames fundamentais para empresas que prezam pela segurança no trabalho é exame periódico. Ele é realizado para verificar se o funcionário submetido ao exame teve alguma alteração na sua saúde durante o período de tempo em que ele esteve contratado pela empresa até então.

Uma vantagem desse exame é que ele pode servir como um preventivo e evitar muitos problemas para a empresa e funcionário. Pois neste exame, potenciais complicações ou mesmo problemas de saúde ainda em desenvolvimento podem ser identificados pelo médico examinador e encaminhadas a um especialista.

 

3# Mudança de função

É comum que em muitas empresas funcionários possam migrar de um post a outro de trabalho. E nestes casos, é obrigatório que a empresa realize uma nova bateria de exames com este funcionário que está mudando de função.

Outras condições que implicam na necessidade desse exame são a mudança para um ambiente de trabalho que o exponha a mais riscos, mudança no setor de trabalho também está inclusa.

 

4# Retorno ao trabalho

Outro exame necessário em empresas que buscam estar em dia com a segurança no trabalho é o de retorno do funcionário.

Também chamado de exame de retorno ao trabalho é necessário quando um funcionário volta de recuperação de uma doença ou acidente. E serve para avaliar se o funcionário realmente está em condições de voltar a suas atividades laborais.

 

5# Exame demissional

Para encerrar temos o exame demissional.

Ele é realizado sempre que um funcionário está em fase de desligamento da empresa. Nada impede que o exame seja feito durante o período de aviso prévio.

No entanto, esse exame precisa ser realizado até 15 dias antes do desligamento do funcionário desde que o último exame periódico tenha sido feito em até 135 dias (para empresas de graus 1 e 2 de risco) ou 90 dias (para empresas de graus 3 e 4 de risco).

A finalidade desse exame é identificar se o funcionário que está sendo desligado possui algum problema de saúde ou doença ocupacional.

Quer saber mais sobre segurança no trabalho, prevenção de acidentes e como blindar sua empresa de problemas com a justiça?

Assine nossa newsletter e receba conteúdo inédito e exclusivo com tudo o que você precisa saber para proteger seus funcionários e negócio.

 

➥ Desejo receber atualizações do blog e aprender mais sobre saúde ocupacional e segurança no trabalho.